Outono - 2020

Sobre Santa Maria

Santa Maria é conhecida como cidade universitária, graças inicialmente à Universidade Federal de Santa Maria, mas posteriormente também devido ao grande número de Universidades que acabaram se estabelecendo na cidade.

   O certo é que Santa Maria tornou-se uma referência no sentido de cursos superiores, e isto faz com que a cidade tenha um grande número flutuante de pessoas que são de outra cidade e se deslocam para estudar.

   É muito comum na época de férias ou feriados prolongados, que a cidade tenha grandes alterações no fluxo de pessoas, uma vez que muitos se deslocam à suas cidades natais para visitar familiares.

   Todos os anos se observa rostos desconhecidos que aparecem, e rostos conhecidos que desaparecem, é uma cidade cuja população flutuante se renova periodicamente.

   Em verdade, Santa Maria tem outro título, quiças ainda mais interessante, uma vez que é a segunda cidade do Brasil com maior contingente de militares, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.

   Por conta disto a cidade recebe muitas visitas externas, em face de aspectos militares, uma vez que muitos vem para prover treinamento ou mesmo receber.

   Por conta deste público flutuante, em parte dos estudantes, em parte dos militares, vemos que a cidade abarca um grande número de imobiliárias, também hotéis e restaurantes para atender esta demanda.

   Santa Maria é, em geral, uma cidade de alegrias, de belezas, de realizações. E apesar de suas tragédias e suas frustrações, segue em seu caminho de grandeza, e de paz.